Tratamento Quimioterápico

Na Hematologia, há uma área específica que cuida das doenças oncohematologicas. Tratamos com quimioterapia doenças como linfoma, mieloma múltiplo, mielodisplasia, leucemias agudas e crônicas.
Quando há suspeita de câncer hematológico, normalmente vamos indicar biópsia, seja de medula óssea, linfonodo, baço ou qualquer outra área de lesão pelo corpo. Com o material biopsiado, solicitamos alguns exames, dentre eles o anatomopatológico (AP), a imunohistoquimica, imunofenotipagem, cariótipo, FISH e mielograma.

Diagnóstico e Tratamento

Com o resultado desses exames, podemos concluir um diagnóstico e passar para a fase de prescrição de tratamento.

Indicação uso de cateter

Normalmente se faz necessário passagem de cateter de longa permanência para a infusão dessas medicações. Por que indicamos? Pois esse cateter deixa a aplicação da medição mais segura, “poupa” as veias do braço que seriam usadas e danificadas caso não houvesse esse dispositivo de infusão.

Quantos ciclos de tratamento serão prescritos? De quanto em quanto tempo? Quais os efeitos colaterais?

Como explico no consultório, não há uma regra que sirva para todas as doenças. Cada uma delas nos leva a prescrever drogas diferentes, com reações variadas. Para a maioria dos linfomas, costumamos prescrever 6 ciclos a cada 21 ou 28 dias. No entanto há tipos específicos que não se faz necessário tratamento de imediato a outros tipos que exigem internação hospitalar para tratamento de urgência. Viu como varia tanto?

Se você recebeu diagnóstico de uma doença oncohematologica, converse com seu hematologista e tire todas as suas dúvidas. Dica de ouro: nunca, mas nunca mesmo, se compare a outro conhecido que teve a mesma doença! Isso traz uma série de frustrações e angústias pois toda doença tem suas peculiaridades e, mesmo dois indivíduos com o mesmo diagnóstico, às vezes o caminho do tratamento é muito diferente, as taxas de resposta são discrepantes.

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta.
Estamos a sua disposição

Exames e Consultas