Tratamento de Anemias
É muito importante deixar claro que o tratamento da anemia é determinado pela condição que a está causando. Parece simples mas na prática vemos quase todos os pacientes usando ferro oral (comprimidos) mesmo quando a dosagem de ferro e ferritina no sangue estão normais. Como a principal causa de anemia é por deficiência de ferro, seja por não ingerir quantidade adequada, seja por não absorver bem como na bariátrica ou seja por estar perdendo através de menstruações intensas, a reposição de ferro é uma indicação frequente no consultório do hematologista.
Entretanto fique atento que outras causas de anemia, como secundária a câncer ou doenças benignas crônicas, não devem ser tratadas com ferro (imagina-se que nesses pacientes o ferro, ferritina e saturação de transferrina foram dosados no sangue e estão normais).
Cada causa diferente de anemia tem um tratamento específico!
Deficiência de algumas vitaminas também levam a anemia, principalmente a vitamina B12 e ácido fólico (vitamina B9 ou folato).
Há também as anemias hereditárias, o que inclui algumas doenças como a falciforme, alfa-talassemia, beta-talassemia, sendo o tratamento alvo ainda inexistente mas há protocolos de abordagem, suporte e tratamento sintomático.
Podemos desenvolver ao longo da vida anemias hemolíticas imunes ou não, sendo comum estarem associadas a doenças autoimunes como Lúpus ou a descoberta de doenças linfoproliferativas como linfomas.
Pacientes com doenças crônicas do coração e rins, diabetes mal controlado, entre outras doenças de longo prazo, cursam normalmente com um grau de anemia difícil de ser tratada. Normalmente ferro não resolve e há disponível algumas medicações injetáveis que costumam amenizar bastante a gravidade da anemia.
Como podem ver, a abordagem da anemia é complexa e envolve muitos caminhos possíveis para o hematologista trilhar. Se você apresenta esse diagnóstico, busque seu hematologista para uma avaliação adequada e, o mais importante, para o tratamento exato da causa.
Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta.
Estamos a sua disposição
Dica de ouro
Caso sua anemia seja secundária à deficiência de ferro, converse com seu médico hematologista para avaliar se se encaixa no caso de receber infusão venosa de ferro, para um tratamento mais rápido e eficaz.