Exames e Consultas

Conheça os exames e saiba mais sobre a consulta com a Dra. Bruna Quaranta

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta.

Consulta Médica Hematológica

💉🩸A hematologia é a especialidade médica que estuda a fisiologia e as doenças do sangue, medula óssea e linfonodos. A área é muito ampla, sendo difícil elencar todos os diagnósticos que são investigados e tratados por nós.

No consultório vejo que muita gente tem medo de ir ao hematologista, com receio de doenças como leucemia e linfomas. Não tenham esse receio! A grande maioria dos casos é de doença benigna, facilmente corrigível após a devida conduta médica.

Apresento algumas alterações que suscitam maiores investigações, quando o paciente:

• apresentar sinais e sintomas relacionados a anemia como palidez, cansaço, fraqueza;
  • apresentar alterações nos órgãos hematológicos como baço ou linfonodos aumentados;
  • suspeitar de alterações da coagulação tanto propensões a tromboses como hemorrágicas;
  • apresentar alterações no hemograma.

Ou seja, caso seus exames estejam com alguma alteração que necessite acompanhamento específico ou se você apresenta alguns dos sintomas citados, agende uma consulta e vou poder lhe orientar melhor!

Estamos a sua disposição

Coleta de mielograma e biópsia de medula óssea

Mielograma

O mielograma é a punção aspirativa da medula óssea (fábrica do nosso sangue, o “tutano” que fica dentro dos ossos), cujo objetivo é analisar o formato e a quantidade dessas células que aí se encontram. Assim, diversas doenças podem ser diagnosticadas, por exemplo linfoma, mieloma, leucemia, invasão metastática por outros tipos de câncer, mielodisplasia e mielofibrose, e até invasão de agentes causadores de doenças infecciosas como na leishmaniose.

Normalmente solicita-se o mielograma após vermos alterações graves e/ou persistentes no hemograma, no baço ou linfonodos.

Mielocultura

É a coleta de medula óssea através da agulha de mielograma e envio desse material para culturas: para bactérias, vírus, tuberculose, fungos etc. Exame solicitado normalmente em conjunto com um infectologista para investigar febre de origem indeterminada (febre prolongada sem uma causa identificada).

Hematoscopia de Sangue Periférico

Esse exame é feito através de uma gota de sangue colocada numa lâmina de vidro e levada ao microscópio para análise das células ali encontradas. Podemos estudar o formato (morfologia) e a quantidade dessas células, pois esses dados já dão pistas valiosas no diagnóstico de doenças.

Coletas

A coleta de sangue da medula óssea é feita por hematologista, profissional qualificado para tal função, uma vez que há uma técnica específica para a coleta que normalmente é feita no osso ilíaco ou no esternal, sob anestesia. Nessa coleta, retiramos material (sangue da medula óssea ou um pedacinho do osso- biópsia de medula óssea) e enviamos para a análise num laboratório especializado.

Coleta de Cariótipo de Medula

cariótipo por bandeamento G na medula óssea é realizado para investigação de casos suspeitos de leucemia, linfoma, mielodisplasia, pancitopenia, anemia aplásica, plaquetopenia, mieloma múltiplo, dentre outras desordens hematológicas.

Coleta de Imunofenotipagem

imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, tem sido o método preferencial para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Através dela é possível definir se um paciente é portador de uma leucemia e seu tipo específico.

Coleta de Biologia Molecular

Coleta das amostras para técnica diagnóstica que investiga diversas doenças geradas por condições genéticas. O procedimento inclui testes de DNA para diagnósticos de riscos na evolução molecular, prova de portadores e exames durante o pré-natal para verificar desordens do tipo hereditárias.

Coleta de Mielograma

A agulha para a coleta do mielograma é especial, e é inserida normalmente no osso ilíaco após anestesia local, sendo introduzida até o interior do osso, permitindo a aspiração desse sangue muito especial. É um exame muito simples para o hematologista, de rápida execução, normalmente sem complicações e de extrema importância para o diagnóstico das patologias hematológicas.

Através dessa agulha, coletamos diversos exames: imunofenotipagem, cariótipo, FISH PCR para BCR-ABL, entre outros.

Coleta de Biópsia de Medula Óssea

Também é um procedimento considerado simples e rápido, com uso de outro tipo de agulha bem especial, normalmente feito junto com o mielograma (um complementa a informação do outro), sob anestesia local, feito no osso ilíaco. Retiramos um pedacinho muito pequeno do osso, o qual é colocado num frasco de formol e levado ao laboratório de patologia para serem feitos os exames de anatomopatológico e/ou imunohistoquímica.

Atendimento Online